Quais doenças podem levar à deficiência de vitamina E no organismo?


  • +A
  • -A

A vitamina E é um nutriente pouco conhecido pelas pessoas, porém tem grande importância para a nossa saúde. É fundamental que a tenhamos sempre presente na nossa dieta para que não corramos o risco de sofrer com as consequências de sua deficiência, que é considerada rara pelos médicos.

A importância da vitamina E e suas fontes

Os benefícios da vitamina E são vários. Além de ser um potente antioxidante para o nosso corpo, a vitamina minimiza os efeitos do envelhecimento, deixa o sistema imunológico fortalecido, acelera a cicatrização de ferimentos e ainda colabora para fertilidade. “A vitamina E tem atividades antioxidantes dentro das células do corpo humano. Os processos químicos naturais de nosso organismo liberam os chamados radicais livres que podem causar lesões nos tecidos e aumentar o risco de problemas de saúde”, destaca o clínico geral Luís Fernando Correia.

O nutriente é facilmente encontrado e obtido por meio de uma dieta saudável que possua fontes naturais, como sementes, nozes e óleos vegetais. Os vegetais verde escuros também são opções e a couve é um dos destaques para absorção.

Deficiência, doenças e suplementação

Como dito no início do texto, a deficiência de vitamina E é rara e seus sintomas podem aparecer em pessoas que não conseguem obtê-la pela dieta ou naquelas que possuem alguma doença específica. “A real deficiência de vitamina E, causada por uma doença, pode levar a problemas na transmissão dos impulsos nervosos, fraqueza muscular, problemas de retina e comprometimento da resposta imunológica. Isso pode ser fruto de uma doença real existente por trás dos sintomas”, ressalta Dr. Luis Fernando.

Há algumas situações específicas em que a suplementação de vitamina E é válida. São os casos de bebês prematuros, que podem precisar da vitamina para prevenir complicações oculares (retina), e síndromes de má absorção de gorduras pelo aparelho digestivo, já que a vitamina E necessita de gordura para ser absorvida. “Estamos falando de doenças como Doença de Chron, fibrose cística ou casos de diarreia crônica. Ainda existe uma doença rara de origem genética, a abetalipoproteinemia, que causa dificuldade de absorção de gorduras na dieta e pode precisar de reposição de grande quantidade de vitamina E”, exemplifica o médico.

Dr. Luís Fernando Correia é clínico geral, graduado pela Unirio, coordenador de Relações Institucionais do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro e comentarista de saúde da TV Globo, GloboNews e Rádio CBN. CRM: 52 50238-4

TAGS
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais doenças podem levar à deficiência de vitamina E no organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.