Quais são os alimentos mais ricos em LDL-c, o colesterol ruim?


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O colesterol é uma gordura que é bem-vinda e importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas nem todo colesterol é interessante para o organismo, como o HDL-c, a lipoproteína de baixa densidade, que se estiver em excesso, pode se acumular nas células e nas artérias e prejudicar nossa saúde. Como não queremos isso, precisamos saber como se proteger do “colesterol ruim”.

Os inimigos do colesterol

Os alimentos fontes de “colesterol ruim” são, na maioria, os gordurosos ou ricos em gorduras saturadas e trans. As comidas fritas, industrializadas e embutidas também devem ser evitadas. “Salgados fritos ou gordurosos, os biscoitos recheados ou muito crocantes, os queijos processados e amarelos, os leites integrais e seus derivados adoçados, margarinas, pães doces e com cremes, as salsichas, linguiças, presuntos, entre outros”, exemplifica a nutricionista Amanda Koenigkam.

Virando o jogo

Caso o paciente já sofra com o colesterol ruim, é necessário que ele procure um médico e haja uma mudança de hábitos, que passam por alterações na forma de se alimentar e por outros comportamentos.

Por meio da alimentação, além de não consumir os vilões já citados acima, é interessante ter o controle do uso excessivo do sal e do açúcar, optar pela ingestão de gorduras insaturadas, como o uso do abacate, castanhas em geral, azeite e óleo de coco, consumir fontes ricas de ômega 3 (sardinha, salmão e linhaça), magnésio (sementes, legumes e tofu), fibras, vegetais e frutas. “Todos esses alimentos são fortes aliados na redução do colesterol ruim e na prevenção das doenças do coração”, destaca Amanda.

Uma vida ativa que tenha como rotina a prática de exercícios e o controle do peso e da circunferência abdominal são fundamentais para reverter o quadro de saúde desfavorável. O uso de fitoesteróis, associado a estas medidas complementares, também colabora na luta contra o colesterol. “Os fitoesteróis podem ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares, evitando o entupimento dos vasos sanguíneos e na absorção de gordura ingerida, facilitando a eliminação da mesma nas fezes. No organismo, seus efeitos são potencializados desde que aliados a hábitos de vida saudáveis”, afirma a nutricionista.

Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Dra. Amanda Koenigkam é nutricionista, formada pelo  Centro Universitário Oswaldo Aranha (UniFOA) e atende em Resende/RJ – CRN 15100842 – http://www.amandaknutricionista.com.br/

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