Saiba por que não é indicado oferecer sal a quem parece que vai desmaiar


  • +A
  • -A

Quem nunca colocou sal ou ouviu alguém dizer que vai colocar uma pitada do mineral embaixo da língua de alguém durante uma sensação de desmaio? Esse hábito, que parece ajudar e é muito comum, não é recomendado pela classe médica. “Mesmo que possa ter algum efeito positivo, ele pode demorar até um dia para entrar na corrente sanguínea a aumentar a pressão da pessoa que está prestes a ter uma síncope”, afirma o clínico geral Leoni Iribarrem. Saiba mais!

O efeito do sal no organismo

O sal, em primeira instância, retém o líquido do corpo e, apenas depois de algumas horas, vai iniciar o efeito de aumentar o volume de sangue, combatendo a famosa “queda de pressão”, típica de quem está prestes a desmaiar. “O consumo de sal para quem está com sensação de desmaio é ineficiente, apenas recomendo aumentar a ingestão de sal – de forma moderada –  se a pessoa tem pressão baixa, o que irá prevenir novas síncopes”, conta.

O que é um desmaio e quais os principais sintomas de que a pessoa vai desmaiar?

O desmaio acontece quando o indivíduo perde a consciência por um determinado tempo e, normalmente, em pessoas com pressão baixa. “O termo correto é síncope e pode levar de segundos a alguns minutos”, comenta, explicando os principais sintomas do desmaio: “Sensação de vertigem, tontura, fraqueza, náuseas e vista embaçada”.

“Levantei rápido demais”

De acordo com o médico, uma das principais respostas de seus pacientes quando pergunta o motivo de terem desmaiado é porque “levantaram rápido demais”. “É comum que um movimento súbito, depois de um tempo de inatividade, altere a circulação sanguínea ao mudar a posição do corpo, causando síncopes rápidas e difíceis de serem evitadas”, explica, recomendando calma e cautela ao levantar, seja da cadeira de trabalho ou da cama ao acordar.  

Aprenda o jeito certo de evitar um desmaio

Se o indivíduo está percebendo alguns desses sintomas e já tem tendência a ter pressão baixa, recomenda-se direcionar-se para um local fresco, deitar-se  no chão e elevar as pernas acima do nível da cabeça. “Assim, o sangue vai fluir de forma rápida e o mal-estar logo desaparecerá”, explica.

Dr. Leoni Jaires Iribarrem é clínico geral no Rio de Janeiro. CRM 52.15655-8

TAGS
cardiovascular
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Saiba por que não é indicado oferecer sal a quem parece que vai desmaiar"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.