Por que ficamos de mau humor quando estamos com fome?


  • +A
  • -A

A comida é capaz de provocar as mais diversas sensações e reações nas pessoas. Seja o prazer de experimentar um prato saboroso ou a raiva quando o almoço ainda não está pronto. A fome, por exemplo, pode deixar qualquer um de mau humor e algumas áreas da Medicina têm se dedicado a entender a razão para essas mudanças de comportamento.

Mau humor seria uma reação de insatisfação com a fome

De acordo com o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, não existe uma explicação absolutamente correta para a relação entre o mau humor e a fome. “Algumas pessoas, diante de situações que estão fora de seu estado de equilíbrio fisiológico, podem apresentar alterações discretas de humor”, explica o médico. Isso é válido tanto para mudanças climáticas quanto para alterações no sono e para a sensação de fome. Seria uma insatisfação inconsciente com a situação vivida.

Mas, alguns cientistas britânicos da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, afirmaram que é possível que haja uma relação entre a fome e variações na quantidade de serotonina no cérebro. Eles realizaram uma pesquisa em 2011 em que manipularam os níveis desse neurotransmissor. A conclusão foi a de que quando alguém sente fome e, consequentemente, os níveis de serotonina estão baixos, fica mais difícil controlar a raiva.

Não é necessário comer de três em três horas

De acordo com Dr. Alexandre, é possível driblar o mau humor por meio da conscientização e da racionalização. Isso significa não deixar que as sensações contaminem o estado emocional e atrapalhem a relação com outras pessoas. “Ter atenção sobre o que pode estar causando a mudança de humor e a compreender que a fome é passageira é importante para controlar essa mudança”, diz o especialista.

O psiquiatra ainda explica que não é necessário comer de três em três horas. Atualmente, a Nutrição sugere que cada indivíduo deve respeitar sua fome e seu relógio biológico. “Uma vez conhecendo seu próprio funcionamento da fome e da saciedade, cada um deverá, preventivamente evitar a sensação de fome exagerada e, assim, evitar também possíveis mudanças no estado de humor.

Dr. Alexandre Pinto de Azevedo é psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM-SP: 101604

TAGS
alimentacao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que ficamos de mau humor quando estamos com fome?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.