Light, Integral, Zero e Diet: Afinal, qual a diferença?


  • +A
  • -A

Na hora de buscar um alimento mais saudável para começar uma dieta surge a dúvida do que é melhor: light, diet, zero e integral. A pergunta faz parte do cotidiano das pessoas, mas pode apostar: os produtos têm diferenças significativas.

Para deixar sua vida mais clara, a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira explica o significado, quando é indicado e faz um alerta sobre cada tipo de produto. Vamos conferir?

 

LIGHT

O que é:

Alimento reduzido em pelo menos 25% de gordura, açúcar ou calorias.

Indicado:

Em dietas de restrição de calorias ou quando é necessário controlar a ingestão de algum nutriente.

Atenção:

Não devem ser consumidos por crianças saudáveis por causa dos adoçantes artificiais usados.

 

DIET

O que é:

Alimentos isentos de açúcar, por isso são usados por pessoas que têm diabetes.

Indicado:

Em dietas de restrição de açúcar.

Atenção:

Não é recomendado para crianças saudáveis. Adultos tampouco devem abusar do chocolate diet, que pode apresentar mais gordura em sua composição.

 

INTEGRAL

O que é:

São alimentos encontrados na natureza de forma fresca, não-processada e simples. Entre eles estão os que possuem alto teor de fibras (feijões, frutas), proteínas de qualidade (carnes magras de aves, nozes, sementes), gorduras saudáveis (abacate, azeite de oliva, azeitona) e carboidratos saudáveis (frutas, feijões, grãos integrais).

Indicado:

Recomendado para deseja ter uma vida mais saudável. Alimentos integrais devem ser preferência de escolha para toda a população.

Atenção:

Se a pessoa quer perder peso, é preferível tomar leite desnatado em vez do integral. Por causa das calorias, o mesmo pode apresentar mais gordura em sua composição.

 

ZERO

O que é:

Alimentos com isenção de gordura ou açúcar na grande maioria dos casos.

Indicado:

Normalmente indicados em dietas de restrição de calorias ou quando é necessário controlar ingestão de algum nutriente (por exemplo: hipertensos que não podem ter uma alta ingestão de sódio).

Atenção:

Não devem ser consumidos por crianças saudáveis por causa dos adoçantes artificiais usados.

 

RECEITA DE PÃO DE MICROONDAS LIGHT

Pão de Microondas

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de farelo de aveia

– 1 colher de sopa de linhaça

– 1 colher de sopa de semente de gergelim

– 1 ovo inteiro

– 1 colher de sopa de leite desnatado (ou lac free, amêndoas, arroz, etc)

– 1 colher de sopa de água.

 

Preparo: Junte todos os ingredientes e misture bem com um garfo. Coloque numa vasilha de vidro e leve ao microondas na potência alta por cerca de 2-3 minutos.

 

Integral:

PÃO INTEGRAL DE LINHAÇA E QUINOA (SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE)

Ingredientes: 2 ovos, 1 xícara de leite vegetal (arroz, amêndoas, inhame, aveia, soja light), ½ xícara de água filtrada, 1 colher de sopa de semente de linhaça, 3 colheres de sopa de polvilho doce, 2 colheres de sopa de óleo de gergelim ou azeite, 1 colher de café de açúcar de coco ou mascavo, 1 colher de sopa cheia de fermento químico, ½ xícara de farinha de arroz integral, 1 xícara de farinha de linhaça (bata as sementes no liquidificador na hora de fazer o pão), ½ xícara + 2 colheres de sopa de farinha de quinoa, 2 colheres de sopa de flocos de amaranto, ervas e sementes a gosto (ex: orégano, semente de girassol e gergelim branco). Salpique gergelim negro e flor de sal por cima (opcional).

Preparo: Bata os ingredientes líquidos, ovos e o sal até formar uma pasta. Numa vasilha grande misture as farinhas, polvilho, açúcar, ervas, sementes e o fermento e misture bem. Aos poucos acrescente a mistura de líquidos, mexendo bem (pode usar batedeira ou no braço, mas tem que mexer bem por uns 10 minutos). Unte uma forma de pão antiaderente com um pouco de farinha de quinoa. A massa fica meio grudenta, se for o caso coloque um pouquinho mais de farinha de quinoa, mas é assim mesmo por conta da linhaça. Com o auxílio de uma espátula espalhe bem a massa na forma de pão, salpique gergelim, alecrim, flor de sal, castanhas ou sementes e leve para assar em forno pré-aquecido, a 200º C, por uns 40 minutos. Para saber o ponto do pão, uma dica: dê umas batidinhas no fundo, se o som for oco é porque está pronto.

 

Zero/Diet:

SOBREMESA TIPO “CHANDELLE”

Ingredientes: 4 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado, 2 colheres de sopa de adoçante em pó culinário (xylitol, stévia ou sucralose), 2/3 xícara de chá de leite líquido desnatado, 1 colher de sopa de cacau em pó, 2 folhas de gelatina sem sabor zero, 1 pitada de sal.

Preparo:

Coloque o leite em pó, leite desnatado, adoçante, o cacau e o sal em uma panela antiaderente e leve para apurar em fogo baixo até que fique um creme. Dilua as folhas de gelatina na água e leve ao fogo somente para incorporar, não deixe a água ferver. Então espalhe a gelatina sobre o creme e mexa até que fique tudo homogêneo. Coloque o chandelle em uma forminha ou vasilha e leve para a geladeira deixando de um dia para o outro, ou pelo menos 8 horas.

 

Renata Rodrigues de Oliveira é nutricionista formada pela UNI-BH. Ela é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e Membro da Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA). CRN 2541

TAGS
alimentacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Light, Integral, Zero e Diet: Afinal, qual a diferença?"

Maria José

É muito importante para nós informar as diferenças,com esta mesma podemos nos cuidar com segurança sem atrapalhar a dieta. Me sinto mais segura do que vou comer em alimentos bons sem me prejudicar.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.