Entenda a importância de consumir as doses diárias recomendadas de cálcio durante a gravidez


  • +A
  • -A

A gravidez é um momento especial de uma mulher e não apenas porque ela vai dar vida a uma outra pessoa, mas porque ela precisa se cuidar de uma forma diferente. O corpo muda muito para comportar um pequeno ser dentro da barriga e, inclusive, exige quantidades mais altas de alguns nutrientes como o cálcio. Saiba por que essa substância é tão importante para as grávidas e mantenha a saúde em dia!

Alta transferência da mãe para o bebê é a razão

Segundo a nutricionista Caroline Fernandes, durante a gestação há um aumento significativo do transporte de cálcio da mãe para o feto e por isso é importante que ela consuma mais fontes deste mineral. Essa é uma nova necessidade do corpo que não pode ser ignorada, sob o risco da mulher sofrer uma desmineralização óssea – um desgaste dos ossos que pode resultar em osteoporose precoce. “Estudos epidemiológicos também relacionam a baixa ingestão de cálcio com o aumento do risco de ter pré-eclâmpsia (hipertensão na gestação), uma doença grave que pode gerar prematuridade e  mortalidade (para a mãe e bebê)”, explica a especialista. Por último a deficiência de cálcio ainda pode causar câimbras na gestação, causando um grande desconforto.

Qual a quantidade diária de cálcio ideal para uma mulher grávida?

No dia a dia, os alimentos com cálcio costumam ser ingeridos apenas pelo sabor pelas pessoas, que não se preocupam muito se o corpo está recebendo a dosagem certa. Como no caso das gestantes esse acompanhamento precisa ser mais de perto, Caroline Fernandes mostra a quantidade diária ideal: “O valor recomendado para gestantes adolescentes é de 1.300mg diários e, para gestantes adultas, de 1.000mg/dia”, conta.

Como é relativamente fácil atingir os níveis diários de cálcio, a nutricionista diz que raramente as grávidas são tratadas com remédio. “O suplemento de cálcio é indicado apenas quando não conseguimos suprir a necessidade com a alimentação”.

Alimentos que toda grávida pode comer diariamente para manter os índices de cálcio

Segundo Fernandes, a forma mais fácil de encontrar o cálcio está no leite e seus derivados: “Esses valores ideais podem ser obtidos pela ingestão de dois copos de leite + 30g de queijo + 1 copo de iogurte”, exemplifica. O mineral também pode ser encontrado em alimentos como o tofu (30g possuem 40mg de cálcio), filé de merluza (100g possuem 60mg de cálcio) e couve-manteiga (36g possuem 120mg de cálcio).

Caroline Fernandes é nutricionista e Coordenadora do Setor de Nutrição do Instituto Mineiro de Endocrinologia. – CRN9 1760

TAGS
calcio
gravidez
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância de consumir as doses diárias recomendadas de cálcio durante a gravidez"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.