Existem alimentos que prejudicam a absorção de cálcio no organismo?


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O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento saudável do corpo. Prova disso é que o leite, rico nessa substância, é o primeiro alimento consumido pelo homem ao nascer. O cálcio ajuda, por exemplo, na formação e no fortalecimento dos ossos e dentes e também no bom funcionamento das atividades cerebrais.

Entretanto, não basta ingerir determinada quantidade de cálcio. É necessário dar as condições adequadas para que o organismo seja capaz de absorver o nutriente e fazer uso dele. “O cálcio só é absorvido com a presença da vitamina D. Por isso, pessoas com deficiência dessa vitamina tendem a desenvolver osteoporose”, explica a nutricionista Giovana Morbi.

Consuma com moderação

Ao contrário da vitamina D, que colabora para a absorção do cálcio, algumas substâncias podem atrapalhar o processo. “Entre elas estão o excesso de sal, fitatos e oxalatos, encontrados na aveia, no trigo e no espinafre, por exemplo, além de café, chocolate e refrigerante.” Quem consome esses alimentos com frequência e em excesso pode ter problemas.

Outra substância que dificulta a utilização de cálcio pelo organismo é o ferro. Eles disputam o mesmo local de absorção e o excesso de um pode causar a falta de outro. “Não é recomendado comer carne no almoço e, logo em seguida, tomar um iogurte ou comer um pudim de leite, pois isso pode atrapalhar a absorção do ferro”, revela Giovana. Se a atitude se tornar um hábito, a nutricionista alerta para a possibilidade de desenvolver anemia.

Dra. Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

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