Dieta vegetariana: Quem não come carne pode ter o colesterol elevado?


  • +A
  • -A

Como na dieta vegetariana os produtos de origem animal são evitados, existe uma tendência dos seus adeptos compensarem a ausência com outros alimentos, como as massas, por exemplo. No entanto, é preciso ter cuidado, pois esse tipo de comida pode provocar a elevação do colesterol. Sendo assim, cortar as carnes e demais derivados de animais acaba não resolvendo o problema.

“É comum compensar essas restrições com alimentos ricos em açúcares (carboidratos), com alto teor de gorduras e até massas. Esse tipo de compensação pode elevar tanto colesterol como também os triglicerídeos. Os laticínios também merecem uma atenção especial nesses casos, pois os queijos amarelos possuem maior teor de gordura quando comparado aos queijos brancos”, informa a nutricionista Paloma Cabral.

 

Tipos de dieta vegetariana e dicas para o consumo de gorduras

 


A especialista explica que há três tipos de dieta vegetariana diferentes: a restrita, que não utiliza nenhum produto de origem animal como alimento; a ovolactovegetariana, que permite a ingestão de ovos; e a lactovegetariana, que usa como produtos de origem animal somente leite e seus derivados.

Segundo ela, o consumo de gorduras saturadas, principalmente do tipo trans, que colaboram para o aumento do colesterol, deve ser evitado. “Ao contrário, as gorduras do tipo insaturada, encontradas em alimentos como azeite, abacate, nozes, castanhas e amendoim, ajudam a diminuir o colesterol”, afirma.

 

Benefícios da dieta vegetariana

 


Apesar de não estar livre dos riscos de elevação de colesterol, a dieta vegetariana possui uma série de benefícios para a saúde e que ajudam a manter níveis adequados de colesterol no sangue. A dieta aposta em uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e fibras. “Os fitoesteróis, encontrados em alguns vegetais e na forma isolada presentes em alguns produtos, diminuem a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol”, complementa.

 

Paloma Cabral é graduada em nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e possui especialidade em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRN4: 14100960

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
colesterol
dieta
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Dieta vegetariana: Quem não come carne pode ter o colesterol elevado?"

Maria da Silva lopes

Fis a mudança alimentar consumo os vegetais troquei os carboidratos por tubérculo carne vermelha por peixe a muda no meu corpo foi incrível diminui 5kg em um mês não tomo mas remedio pra dormir meu cabelo caia muito hoje não vai um fio mas .gente a cura está na natureza acorde meu povo pelo amor de Deus meu depoimentos pra ajudar outras pessoas fica com DEUS.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.