Como fazer para prevenir o envelhecimento precoce das células?


  • +A
  • -A

O envelhecimento celular precoce ocorre por meio dos radicais livres, que são átomos ou moléculas instáveis e oxidantes que atacam as células sadias que estiverem ao seu redor, prejudicando sua estrutura. Para evitar que isso ocorra, é necessário confrontar os radicais com agentes antioxidantes, os quais podem ser obtidos em alimentos ou em remédios.

Vitamina E é excelente opção de agente antioxidante


Dentre os agentes antioxidantes, a vitamina E é um dos mais potentes, sendo, portanto, uma ótima opção no combate ao envelhecimento precoce das células. “Além de tudo, trata-se de uma vitamina importante em diversos processos metabólicos que favorecerem a um bom funcionamento sistêmico. Pode ser encontrada em alimentos como azeite, abacate, semente e óleo de girassol, amendoim, castanhas e amêndoas”, explica a nutricionista Carla Cotta.

Segundo a médica, a vitamina E é importante para o organismo pois protege as membranas celulares, região da célula que é normalmente atacada pelos radicais livres. “Ela também funciona como ‘regeneradora’ da vitamina C, que trabalha como sua parceira. Além do envelhecimento celular acelerado, a carência de vitamina E está relacionada a problemas musculares e anemia”.

Desaceleração do envelhecimento celular precoce


Apesar de provocarem esse envelhecimento celular precoce, os radicais livres são produzidos normalmente pelo organismo e, em quantidades normais, não são perigosos. O problema é quando os níveis se elevam, o que não é difícil de acontecer, já que eles também se originam de elementos do meio ambiente. Poluição industrial e urbana, cigarro, radiação e até medicações contribuem para a criação dos radicais no corpo humano.

De acordo com a profissional, prevenir o envelhecimento é algo ainda questionável. “O próprio oxigênio, essencial para a vida, é pró envelhecimento, se percebido por alguns aspectos. Na verdade, o termo mais usado hoje é desaceleração do envelhecimento, e não prevenção. A nutrição adequada, equilibrar o quadros de estresse e prática de atividade física adequada são meios importantes para conseguir desacelerar o envelhecimento”.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como fazer para prevenir o envelhecimento precoce das células?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.