Café x leite: saiba por que a bebida xodó dos brasileiros é inimiga do cálcio


  • +A
  • -A

O leite é uma das principais fontes de cálcio e está presente no cotidiano das pessoas desde o primeiro dia de vida. É graças a essa bebida e também ao consumo de outros alimentos ricos em cálcio que é possível regular o metabolismo do corpo e fortalecer ossos e dentes, auxiliando na prevenção contra doenças.

Café pode ser um problema

Do outro lado da situação está o café, uma bebida amada pelos brasileiros. Servido puro, com açúcar ou adoçante, ele é um grande inimigo do cálcio, quando consumido em grandes quantidades. “O café é uma fonte de cafeína e essa substância prejudica a absorção de cálcio, pois este mineral é bastante sensível”, afirma a nutricionista Caroline Codonho.

Sem as quantidades necessárias de cálcio, os ossos e os dentes perdem mais minerais do que o organismo é capaz de repor. Esse problema pode resultar no desenvolvimento da osteoporose, doença em que os ossos se tornam frágeis e suscetíveis a fraturas em movimentos simples do dia a dia, como subir as escadas e fazer agachamentos.

Pouco cálcio em crianças

Nas crianças, o consumo exagerado de café deve ser evitado, já que as consequências da baixa ingestão de cálcio são ainda piores. Além do maior risco de fraturas, crianças com deficiência de cálcio crescem mais lentamente e podem ter insônia, dentes frágeis, problemas de memória e queda de cabelo.

Para quem não abre mão da bebida, é possível transformá-la em café com leite e adicionar uma boa quantidade de leite. “Colocar o mínimo de café auxilia, mas o ideal é acrescentar outras fontes de cálcio ao longo do dia na dieta, como os vegetais verde-escuros e o gergelim”, explica Caroline. Segundo a nutricionista, todos os outros laticínios, coentro e sardinha são alimentos ricos em cálcio e devem estar presentes na alimentação.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/

TAGS
alimentacao
cafe
calcio
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Café x leite: saiba por que a bebida xodó dos brasileiros é inimiga do cálcio"

Maria Jose S Mota

Muito bom este esclarecimento, eu tenho osteoporose, gosto de café, estou tomando uma vez por dia. Antes tomo suco de couve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.