Por que algumas bebidas parecem aumentar a vontade de urinar?


  • +A
  • -A

Bebidas como o café e a cerveja aumentam a vontade de urinar porque interferem na concentração da urina, tornando-a mais diluída. “Este processo de concentração se relaciona com a formação da urina, na qual é excretado o maior número de toxinas no menor volume possível de água”, explica a nefrologista Cynthia Borges.

 

Álcool inibe hormônio que regula quantidade de água excretada na urina

 


A médica conta que o álcool, presente na cerveja e em outras bebidas, reduz o efeito de um hormônio, o ADH, que regula (ou diminui) a quantidade de água excretada pelos néfrons (estruturas presentes nos rins), concentrando mais a urina. O ADH permite que parte da água da urina em formação volte para a corrente sanguínea. Portanto, quando sua ação é inibida pelo álcool, a urina fica com mais água e por isso o volume de urina fica maior.

“Entretanto, no caso da cerveja o aumento no volume de urina também está diretamente relacionado com a quantidade ingerida de líquido (água) contida na composição. Já o café (cafeína) aumenta o volume da urina porque estimula a natriurese, que promove o aumento da excreção de sódio (sal), que, por sua vez, aumenta a excreção de água na urina”, explica Cynthia.

 

Café e álcool no organismo e dicas para controlar o consumo de ambos

 


De acordo com a nefrologista, tanto o café quanto a cerveja são metabolizados pelo fígado e seus metabólitos são eliminados na urina. Essas substâncias apenas interferem no processo de concentração da urina, mas não são processadas pelos rins. Quem atua nos rins são os néfrons, pequenas estruturas que filtram todo o sangue do corpo para eliminar substâncias nocivas através da urina.

Além das bebidas alcoólicas em geral e do café, chás e bebidas à base de cola (como a Coca-Cola) também aumentam a vontade de urinar. “Nesse sentido, é importante ter atenção às concentrações de sódio e açúcar presentes nas bebidas e ingerir álcool com moderação”, recomenda Cynthia. A nefrologista acredita ainda que aumentar a quantidade de líquidos ingeridos diariamente é um hábito de vida essencial para hidratar adequadamente o corpo e, consequentemente, aumentar o volume de urina a ser excretado regularmente.

 

Dra. Cynthia de Moura Borges é nefrologista formada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CRM: 148352.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que algumas bebidas parecem aumentar a vontade de urinar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.